sexta-feira, 5 de junho de 2009

2ª OFICINA INTRODUTÓRIA

2ª OFICINA INTRODUTÓRIA
MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORES: CÉLIO PEREIRA CIRINO
VALCIR TREVISAN


A segunda oficina com os professores cursistas do programa gestar II foi realizada no dia 06 de abril com início às 14:30 horas, nas dependências da UNEMAT/VILA RICA-MT.
Nesta oficina de continuidade dos estudos do Guia Geral, iniciamos o trabalho com as apresentações dos cartazes da unidade 2 cujo o tema é “Revelando as concepções sobre o ensino aprendizagem e o papel do professor”.
Em seguida realizamos os estudos da proposta pedagógica do gestar, seção 1, com discussões entre os participantes.
No momento de discutir a relação entre comunidade e escola no papel educacional vários professores deram depoimentos relatando a angustia por exercer a função de pais, pois a escola só mantém contato com os mesmos para denunciar os erros cometidos pelos filhos e nunca para tecer elogios ou propiciar momentos de participação na vida da escola dando opiniões.
Os professores reclamam que os pais que participam da escola geralmente são aqueles cujos filhos tiram as melhores notas e são mais “comportados”, e que os pais dos “alunos problemas” raramente vão até a escola ou somente vão quando os filhos já estão reprovados.
Uma das colocações feitas foi de que os “alunos problemas” geralmente fazem parte de famílias desestruturadas. Com isso gerou a discussão sobre o que é uma família estruturada nos dias atuais. A escola ainda tem a visão antiga de família ( considera família estruturada aquela que tem pai, mãe, irmãos todos vivendo “harmonicamente na mesma casa”.
É necessário que a escola repense sobre a participação dos pais e sobre o que são “alunos problemas”.
A partir das discussões foram retomadas as leituras do Currículo e ementa de Língua Portuguesa e Matemática e, neste momento, houve a separação dos grupos por área para discussão específica.
Sempre no início de cada unidade os cursistas realizaram as atividades individuais e em grupos com apresentações das mesmas, propostas pelo guia geral.( segue copias anexas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário