terça-feira, 23 de junho de 2009

LEITURA, ESCRITA E CULTURA




LEITURA, ESCRITA E CULTURA
O PROCESSO DA LEITURA
OFICINA 15/06/2009 LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADOR: VALCIR TREVISAN

Iniciamos a oficina ouvindo e acompanhando a letra da música JEITO DE MATO, de Paula Fernandes. Após foram feitos comentários acerca da letra da música, da relação com a natureza, dos elementos que a compõem, como musicalidade, rima, métrica, etc...
Passamos para os comentários sobre as leituras e atividades realizadas no TP.
O grupo de cursistas discutiu sobre letramento, sobre os vários tipos de leituras e a importância que tem para a formação dos alunos, sobre a tendência dos alunos escreverem da mesma maneira que falam, e que os alunos raramente são desafiados a praticarem os vários tipos de leituras. Muitos quase não têm contato com os diferentes tipos de textos e a escola pouco faz para estimular o gosto pela leitura nos alunos. Ainda se pratica muita cópia e realização de atividades em que o aluno retira do texto as frases prontas e transcreve para o caderno, sem a necessidade de elaboração de ideias, apenas cópia.
Na troca de experiências os professores aproveitaram as festividades juninas para realizarem convites, folders, cartazes, produções textuais sobre as festas juninas das escolas.
A troca de experiências constitui-se num momento extremamente rico das oficinas, pois é possível perceber o quanto é rico o trabalho dos alunos, principalmente se conduzido de maneira criativa e competente.
O comentário da maioria dos professores cursistas é de que estão conseguindo a participação efetiva de todos os alunos na elaboração das atividades.
Uma preocupação é de que alguns professores não estão realizando efetivamente a leitura do TP e não estão conseguindo responder todas as atividades dos mesmos. A alegação é que o tempo é muito pouco para tantos trabalhos e que desenvolvem outras atividades como especializações e outros cursos paralelos.
A avaliação oral foi um pouco prejudicada pelo pouco tempo devido às demais atividades realizadas.
O encerramento ocorreu com o chamado para a próxima oficina e da importância das leituras e realização das atividades para a formação do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário