segunda-feira, 8 de junho de 2009

GÊNEROS TEXTUAIS










GÊNEROS TEXTUAIS: DO INTUITIVO AO SISTEMATIZADO
TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS
OFICINA 18/05/2009 LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADOR: VALCIR TREVISAN


Após uma longa e angustiante espera, finalmente conseguimos realizar a primeira oficia sobre o TP3.
Antes de falar sobre a oficina realizada é necessário fazer alguns esclarecimentos acerca da demora em iniciar os trabalhos com os TPs.
Os materiais do GESTAR II chegaram em Vila Rica no dia 01/05/2009, porque fomos até a cidade de Confresa para buscá-los (trouxemos os kits que estavam sobrando naquele município), os últimos kits que chegaram, via correio, foram entregues em Vila Rica no dia 11/05/2009. Porém, devido a grande quantidade de chuvas que caem na região, várias escolas municipais nucleadas que funcionam no interior do Município estiveram ou estão com as atividades escolares comprometidas devido a quedas de pontes e atoleiros que impossibilitam o tráfego de ônibus escolares nos entornos. Alguns professores quase não tiveram contatos com alunos no ano letivo corrente.
Outro fator que impossibilitou um melhor aproveitamento do tempo foram os festejos municipais de emancipação que duraram uma semana (12 a 16 de maio).
Diante do exposto, foi realizada a oficina na data marcada previamente.
Como a maioria dos professores/cursistas não conseguiu desenvolver a atividade LIÇÃO DE CASA, (todos pediram para trazer a atividade na próxima oficina), decidimos realizar um debate sobre o programa e sobre as leituras realizadas no TP.
Houve uma grande participação nos debates sobre o conceito de trabalho, alguns consideravam que as atividades intelectuais ou atividades prazerosas, como a leitura esportes e outras não são trabalhos. Ao final da discussão todos perceberam a importância dos professores estarem preparados e atentos aos preconceitos que ocorrem no dia-a-dia da escola, por exemplo, em situações de que a mãe que realiza todas as tarefas domésticas ser considerada como alguém que não trabalha, simplesmente porque não recebe salário para tal.
Outra discussão altamente produtiva foi com relação à metodologia do programa, pois alguns cursistas perceberam que seus alunos não dominam os conceitos e, na maioria das vezes professor e alunos estão em sintonias totalmente diferentes. O Gestar parte do conhecimento prévio de cada um para posteriormente, introduzir o conhecimento científico.
Todos reconheceram que é fundamental o professor estar bem preparado para fazer os alunos entenderem o processo de construção do conhecimento e entenderem o funcionamento dos gêneros textuais no dia-a-dia. Ficou claro que o sucesso nos estudos de gêneros textuais depende do estudo do professor e na maneira com que ele vai desenvolver os trabalhos em sala de aula, se o trabalho não for contextualizado e ensinado de maneira que os alunos percebam as características de cada gênero, o entendimento ficará comprometido e o trabalho com textos não produzirá o resultado satisfatório.
Após a troca de experiências, dúvidas e debates, foi realizado um trabalho em grupos, com, no máximo, três componentes.
Os grupos debateram e planejaram atividades de leitura, interpretação e produção de textos tomando como referência os textos: Poema tirado de uma noticia de jornal, de Manuel Bandeira e Bom dia, de Gilberto Gil e Nana Caymmi.
Coincidentemente, todos os grupos utilizaram como texto base o Poema tirado de uma notícia de jornal, de Manuel Bandeira, porém o enfoque e encaminhamento das atividades propostas foram diferentes em cada grupo.
GRUPO I – Kiyoe Sasaki, João Batista e Norma F. Nascimento.
- interpretação visual, debates e proposta de produção textual, (poesia).
Metod. – conhecer uma lagoa e compará-la com fotos da lagoa Rodrigo de Freitas.
- Fazer uma produção biográfica.
- Debater sobre alcoolismo, miséria, falta de emprego e diferenças sociais.
Atividades: Produção de texto ou poesia informativa.
Distribuir texto de jornal e revista e selecioná-los quanto ao tipo de informação, autor, se poético ou informativo.
GRUPO II – Marisa, Nazíria e Gilda Maria.
- Leitura, as imagens falam;
- Leitura oral e dramatizada.

Atividades interpretativas:
Quem era João, por que não tinha sobrenome, qual sua profissão, endereço, por que alguém se atiraria numa lagoa após se divertir num bar, identificação do estado brasileiro onde ocorreu a tragédia. Dados históricos: Babilônia, vinte de novembro, Lagoa Rodrigo de Freitas.
Produção – um poema, notícia de jornal, narrativa e tragédia.

GRUPO III – Marildes e Minervina.
Leitura: dividir a turma em A e B, cada grupo lendo um poema, promover discussão e trabalhar as semelhanças e diferenças dos textos.
Atividade escrita: qual o tema, o significado do nome do bar, a relação do nome do bar com João Gostoso, relação dos verbos isolados com o final do poema, por que João virou noticia, identificar estrutura familiar e profissional no texto Bom Dia, quantas estrofes e versos há no poema, estabelecer a relação entre um dos textos com alguém conhecido.

GRUPO IV – Lidiane, Lusilene, Rosangela.

Leitura, análise e discussão.
Interpretação: produção de texto baseado no debate, tecendo relatos do cotidiano de pessoas com as características apresentadas no texto.
Questões para análise: biografia de Manuel Bandeira, o título do poema, o trabalho de João Gostoso, o que o texto revela sobre a vida do carregador, revelações sobre a classe social de João, gênero textual apresentado, tempo e modo dos verbos beber, cantar e dançar.

GRUPO V – Shirley, Jesusmar, Regina.
Leitura e interpretação.

Fichas de leituras, textos poéticos e informativos, estudo da biografia do autor, conceituar textos poéticos e informativos.

Atividade: produção de textos informativos ou poéticos.

Cabe destacar a participação efetiva de todos os professores presentes na elaboração e discussão das atividades.

A avaliação teve como destaque a riqueza das discussões e esclarecimento de dúvidas sobre o Programa e a aplicabilidade em sala de aula.

Antes do encerramento foi feito o encaminhamento dos temas da próxima oficina que ocorrerá no dia 01/06/2009.

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