terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Álgebra como ferramenta humana Frações e Frações Algébricas











SESSÃO COLETIVA 11
Unidade 21

A Álgebra como ferramenta humana Frações e Frações Algébricas
26/10/2009

A sessão coletiva do TP5 unidade 20 e TP 6 unidade 21 que teve a duração das 14 às 18 horas no dia 26 de outubro de 2009 na UNEMAT/VILA RICA – MT.
Iniciamos a oficina com uma mensagem exibida através de um slide com o título “os olhos de quem vê” que pôde levantar uma discussão sobre moral da história, “não é o que você é, o que você tem, ou onde você está o que faz, que irá determinar a sua felicidade mas o que você pensa sobre isto! Tudo o que você tem depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza. aquilo que a pessoa é diante daquilo que tem”. Em seguida foi comentado que antes havia uma separação entre professores do município e Estado, agora isto esta acabando.
Após, a sala foi disposta em circulo para socializar as atividades da transposição didática, sendo uma situação problema e outra a atividade 14 da unidade 20, que os cursistas desenvolveram nas suas respectivas salas de aula. Os cursistas apresentaram os trabalhos desenvolvidos em sala com as amostras dos trabalhos dos alunos e a transposição didática feita de acordo com a fase e turma onde a atividade foi aplicada. Foi um momento muito proveitoso esta socialização.
Na seqüência, foi exibido outro slide, “o homem que calculava”, que mostra um trabalho com frações e com as operações de adição e subtração, cuja conclusão foi de que conforme a ordem trabalhada dá resultado totalmente diferente. Passamos então, para uma discussão coletiva do TP 6 unidade 21, a qual foi debatido como trabalhar as operações de adição e subtração de frações com denominadores diferentes utilizando o mínimo múltiplo comum. Pode-se usar apenas o múltiplo comum para multiplicar o numerador ou denominador por um mesmo número, pois a fração não se altera. Pode-se também exemplificar frações equivalentes pelas representações geométricas.
Com isso, os professores colocaram exemplo de alunos que relembraram conteúdos com frações, que tinham visto em anos anteriores, por terem utilizado material concreto, comparações com frações, fazendo representações geométricas ou desenhando figuras para fazerem as comparações.
Na parte B da transposição didática discutimos o produto notável, podendo ser resolvido mentalmente utilizando cálculos práticos. Logo na seqüência, foi proposto ao grupo a resolução das três atividades problemas, utilizando o método da inversão, na qual foi sorteada as atividades 1, 2 e 3, nos três grupos, para que pudessem desenvolver e apresentar as soluções encontradas. Nisto vimos o empenho e motivação dos cursistas no desenvolvimento das atividades, por ser problemas interessantes com textos significativos.
Na parte C, foi feito uma introdução à próxima unidade, que discute o tema central que são as migrações entre países diferentes ou em um mesmo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário