SESSÃO COLETIVA 10
Unidade 19
Explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre a reutilização e uso de novas tecnologias
19/10/2009
Nesta sessão coletiva TP5 unidade 18 e 19, em que foi trabalhada a Matemática e interações sociais, explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre a reutilização e uso de novas tecnologias, realizou-se no dia 19 de outubro de 2009 das 14:30 às 18:30 horas, na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
Iniciamos trabalhando um slide “Dia do Professor” exibido para as duas turmas (Português e Matemática), mostrando a história de um aluno por um longo período do ano, observando as dificuldades do mesmo tanto na escola como em casa. Através de uma ficha de acompanhamento da sala de aula, sempre era relatado os problemas familiares que podia influenciar no aprendizado deste aluno, e como o professor podia auxiliar neste processo, procurando auxiliar na sua autoestima para continuar os estudos.
Em seguida trabalhamos um filme em forma de documentário “História das coisas” que mostra a evolução das coisas e como esta dita “evolução” influencia na vida das pessoas, na saúde, na economia, na política e no meio ambiente. Dando continuidade a este assunto, foi exibido outro slide sobre a “Educação, evolução e tecnologia”, da Profª Edilamar da Silva brandini, preparado para uma Oficina Tecnológica, que também mostra como se deu o processo histórico da comunicação, da linguagem, e da escrita do ser humano, desde os tempos antigos.
Na seqüência os professores/cursistas tiveram a oportunidade de relatar os experimentos das atividades propostas pelo curso gestar II em suas salas de aula, através da transposição didática, na qual desenvolveram a atividade 9 seção 2 unidade 18, em que foi possível cada cursista relatarem como se deu o envolvimento dos alunos na mesma, tanto na prática como nos cálculos da atividade, e alguns trabalhos dos alunos. Os professores mostraram que nesta atividade, foi possível utilizar objetos concretos como experimento, como: três mesas diferentes e três cadeiras diferentes para fazerem as combinações pedidas pela atividade, na qual, pelos relatos, nesta atividade os alunos tiveram mais facilidade para o entendimento do conceito e no desenvolvimento da combinação. Agora os que trabalharam apenas com as figuras ou com o desenho indicado no TP, os alunos já tiveram mais dificuldades no desenvolvimento da atividade ou mesmo nos cálculos.
Passando para parte A da sessão coletiva, pudemos discutir a serventia dos números primos e sua aplicação no cotidiano, foi observada também a utilidade da criptografia que é uma arte ou ciência de escrever em cifra ou em códigos, de forma a permitir que somente o destinatário a decifre e a compreenda. Foi colocado que esta codificação são feitas usando números primos grandes que, mesmo com os computadores atuais, levariam tempo para serem descobertos, assim, só quem tem a chave pode decodificá-los.
Discutimos a Conjectura de Goldbach de 1742 que diz: todo número par maior ou igual a 4 é a soma de dois números primos, a partir desta conjectura foi proposto aos professores/cursistas para verificarem se esta conjectura estava correta. Assim, ao verificar, podiam-se utilizar da calculadora para auxiliar nos cálculos descobrindo os pares de números primos, que somando dê um número par. Na qual, os cursistas se envolveram tanto que queriam encontrar o máximo de pares de números.
Na parte B, voltamos à discussão da transposição didática, como os recursos tecnológicos, no caso, a calculadora e o computador podem nos auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Assim foi proposto a atividade 6 da sessão coletiva em dupla, para criarem uma atividade que utilize a calculadora em sala de aula, segue algumas delas:
1) números racionais: “usa-se os números 4;8;e 3 em uma calculadora que apresenta a seguintes operações: x,+ e -- e também parênteses, no qual os resultado dessas operações sejam iguais a 20, ou outro número a escolha, mas tem que ser par.
2) IMC peso /altur a2, calcula 1º a altura2 e memoriza na calculadora utilizando a tecla MR, depois coloca o valor do peso e aperta a tecla MRC, para concluir o cálculo.
3)calcular potência de número grande, exemplo: 99 e calcular o cosseno, senos e tangente com a calculadora científica.
Unidade 19
Explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre a reutilização e uso de novas tecnologias
19/10/2009
Nesta sessão coletiva TP5 unidade 18 e 19, em que foi trabalhada a Matemática e interações sociais, explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre a reutilização e uso de novas tecnologias, realizou-se no dia 19 de outubro de 2009 das 14:30 às 18:30 horas, na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
Iniciamos trabalhando um slide “Dia do Professor” exibido para as duas turmas (Português e Matemática), mostrando a história de um aluno por um longo período do ano, observando as dificuldades do mesmo tanto na escola como em casa. Através de uma ficha de acompanhamento da sala de aula, sempre era relatado os problemas familiares que podia influenciar no aprendizado deste aluno, e como o professor podia auxiliar neste processo, procurando auxiliar na sua autoestima para continuar os estudos.
Em seguida trabalhamos um filme em forma de documentário “História das coisas” que mostra a evolução das coisas e como esta dita “evolução” influencia na vida das pessoas, na saúde, na economia, na política e no meio ambiente. Dando continuidade a este assunto, foi exibido outro slide sobre a “Educação, evolução e tecnologia”, da Profª Edilamar da Silva brandini, preparado para uma Oficina Tecnológica, que também mostra como se deu o processo histórico da comunicação, da linguagem, e da escrita do ser humano, desde os tempos antigos.
Na seqüência os professores/cursistas tiveram a oportunidade de relatar os experimentos das atividades propostas pelo curso gestar II em suas salas de aula, através da transposição didática, na qual desenvolveram a atividade 9 seção 2 unidade 18, em que foi possível cada cursista relatarem como se deu o envolvimento dos alunos na mesma, tanto na prática como nos cálculos da atividade, e alguns trabalhos dos alunos. Os professores mostraram que nesta atividade, foi possível utilizar objetos concretos como experimento, como: três mesas diferentes e três cadeiras diferentes para fazerem as combinações pedidas pela atividade, na qual, pelos relatos, nesta atividade os alunos tiveram mais facilidade para o entendimento do conceito e no desenvolvimento da combinação. Agora os que trabalharam apenas com as figuras ou com o desenho indicado no TP, os alunos já tiveram mais dificuldades no desenvolvimento da atividade ou mesmo nos cálculos.
Passando para parte A da sessão coletiva, pudemos discutir a serventia dos números primos e sua aplicação no cotidiano, foi observada também a utilidade da criptografia que é uma arte ou ciência de escrever em cifra ou em códigos, de forma a permitir que somente o destinatário a decifre e a compreenda. Foi colocado que esta codificação são feitas usando números primos grandes que, mesmo com os computadores atuais, levariam tempo para serem descobertos, assim, só quem tem a chave pode decodificá-los.
Discutimos a Conjectura de Goldbach de 1742 que diz: todo número par maior ou igual a 4 é a soma de dois números primos, a partir desta conjectura foi proposto aos professores/cursistas para verificarem se esta conjectura estava correta. Assim, ao verificar, podiam-se utilizar da calculadora para auxiliar nos cálculos descobrindo os pares de números primos, que somando dê um número par. Na qual, os cursistas se envolveram tanto que queriam encontrar o máximo de pares de números.
Na parte B, voltamos à discussão da transposição didática, como os recursos tecnológicos, no caso, a calculadora e o computador podem nos auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Assim foi proposto a atividade 6 da sessão coletiva em dupla, para criarem uma atividade que utilize a calculadora em sala de aula, segue algumas delas:
1) números racionais: “usa-se os números 4;8;e 3 em uma calculadora que apresenta a seguintes operações: x,+ e -- e também parênteses, no qual os resultado dessas operações sejam iguais a 20, ou outro número a escolha, mas tem que ser par.
2) IMC peso /altur a2, calcula 1º a altura2 e memoriza na calculadora utilizando a tecla MR, depois coloca o valor do peso e aperta a tecla MRC, para concluir o cálculo.
3)calcular potência de número grande, exemplo: 99 e calcular o cosseno, senos e tangente com a calculadora científica.
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