quinta-feira, 19 de novembro de 2009

OFICINA GESTAR II
UNIDADES 05 E 06 TP2
GRAMÁTICA: SEUS VÁRIOS SENTIDOS
A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO
VILA RICA, 26 DE OUTUBRO DE 2009
FORMADOR: VALCIR TREVISAN

Iniciamos a oficina discutindo os diferentes tipos de gramáticas e seus usos, principalmente o cuidado que os professores devem ter de não desvalorizarem a gramática interna dos alunos e valorizarem somente a gramática normativa fazendo com que os alunos tenham a sensação que estão estudando uma língua diferente. Daí vem comentários como não consigo aprender português, não gosto de estudar português. Outro fator discutido foi o conceito de gramática normativa e norma culta, destacada como um dialeto privilegiado dentre todos e fazendo-nos entender que os demais são incultos ou inferiores. O que caracteriza uma discriminação inaceitável no processo ensino/aprendizagem.
Foram discutidos os textos “A tinta de escrever” e “Osarta”. Destacamos que as características da Escola Osarta do Pensamento, continuam vivas na postura de muitos dirigentes escolares e professores, mesmo com todas as tentativas de mudanças, e muitos alunos “são calados” para que a hierarquia prevaleça e o status quo permaneça inalterado, trazendo a sensação de tranquilidade e ausência de problemas.
Sobre o texto “A tinta de escrever”, destacamos o cuidado que os educadores de Língua Portuguesa precisam tomar para não se tornarem “caçadores de erros” dos alunos, sempre prontos para apontar erros e nunca abertos a valorizar o conteúdo, as ideias, a estrutura, a argumentação, coerência, coesão,etc. devemos trabalhar a correção, mas sem transformá-la num trauma para os alunos.
O avançando na prática que gerou maiores comentários foi sobre o professor inesquecível, de Ivan Ângelo, pois expõe os perfis e personalidades dos professores, inclusive daqueles que os alunos não gostam. A importância do trabalho é fazer com que cada professor tenha autocrítica e capacidade de análise para absorver as críticas e falhas apontadas pelos alunos, sem mágoas ou rancores e, através delas, melhorar o relacionamento com a turma e investir numa melhor qualidade das aulas.
A etapa seguinte consistiu na realização da atividade proposta no TP, antes do encerramento da oficina assistimos ao vídeo motivacional Ballet para que cada cursista retornasse para seu trabalho com a mensagem fixada em sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário