quinta-feira, 19 de novembro de 2009

OFICINA GESTAR II
UNIDADES 07 E 08 TP2
A ARTE: FORMAS E FUNÇÕES
LINGUAGEM FIGURADA
VILA RICA, 09 DE NOVEMBRO DE 2009
FORMADOR: VALCIR TREVISAN


Após vários meses de intenso trabalho, muitas alegrias e algumas frustrações, realizamos a última oficina de TP do Programa Gestar II, 2009.
Mais uma etapa está chegando ao final, etapa que, segundo os próprios cursistas trouxe um novo alento às áreas de Língua Portuguesa e Matemática em nosso Município. Temos convicção que o Gestar sozinho não conseguirá dar o salto de qualidade que nossa Educação está esperando, mas temos certeza que sua contribuição será decisiva na melhoria do processo ensino/aprendizagem que buscamos.
O grande diferencial do Gestar é o casamento perfeito entre teoria e prática, pois ao mesmo tempo em que o professor dedica-se aos estudos teóricos tem a oportunidade de colocar em prática suas estratégias e convicções acerca do que estudou, adequando e melhorando, inclusive, aquilo que, a priori, não deu certo.
Discutimos sobre a importância da arte como “alimento” da alma, e interpretação da realidade, componente fundamental no estímulo à imaginação, e as várias manifestações artísticas que muitas vezes passam despercebidas pelos professores e alunos, e sobre a importância de ensinar aos alunos o gosto e a sensibilidade na apreciação das várias formas de arte.
Discutimos também a importância da linguagem figurada, que faz parte do nosso cotidiano, mas que muitas vezes, nem percebemos, porém a literatura utiliza constantemente as figuras de linguagem para fazer a representação estética da obra, o que faz com que o leitor possa mergulhar num mundo totalmente fantasioso e desenvolva a imaginação, tão necessária para a nossa saúde mental.
Na troca de experiências, foi relatada a dificuldade dos alunos entenderem a composição Fantasia de Chico Buarque pelo contexto histórico e pelo período político retratado na música e pelo momento atual vivido pelos alunos, mas que trouxe grande contribuição para o conhecimento e formação dos mesmos.
Na parte final da oficina os cursistas desenvolveram a atividade proposta pelo Programa que consistiu na elaboração de uma análise da charge Marx, do chargista Quino e da confecção de um bilhete ou cartão, dirigido ao patrão.
Todas as produções realizadas trouxeram o elemento humorístico (ironia) como base da atividade.
Para a próxima oficina será realizada a apresentação dos projetos e a avaliação do programa durante o ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário