quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA

OFICINA GESTAR II
UNIDADES 03 E 04 TP1
O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA
A INTERTEXTUALIDADE
VILA RICA, 19 DE OUTUBRO DE 2009
FORMADOR: VALCIR TREVISAN

Iniciamos a oficina reunindo os dois grupos (língua Portuguesa e Matemática) e apresentamos os slides O dia do Professor, cuja temática remete-nos a uma reflexão sobre a relação professor/aluno no processo ensino/aprendizagem, também utilizamos a apresentação para homenagear os Educadores que participam do Programa, pois não houve comemoração da data em Vila Rica.
A segunda apresentação foi do documentário A história das coisas que mostra como o processo atual de indução às pessoas a comprarem desenfreadamente para buscar a satisfação pessoal e a aceitação na sociedade. Destaca-se o modelo americano de considerar tudo descartável e substituível num curto espaço de tempo e como a mídia é utilizada para reforçar a ideia de que a busca pela satisfação pessoal está no shopping.
Retrata também o processo desenfreado de poluição com elementos venenosos, cuja ação destruirá a vida caso não se tome providências para reverter esse quadro.
A terceira apresentação foi do slide Educação e Tecnologia mostrando a importância da tecnologia na nossa vida e da necessidade dos educadores se atualizarem constantemente para utilizarem corretamente os recursos tecnológicos para a melhoria do trabalho docente.
Após as apresentações e discussões, cada grupo foi para a sua sala para dar continuidade aos trabalhos.
Durante a troca de experiências foram relatados exemplos de atividades com intertextualidade que deram bons frutos e trabalhos com o texto Porã, pois alguns alunos ainda nutrem um preconceito muito grande com relação aos povos indígenas, influenciados pelos pais vindos de outras regiões do Brasil ou da própria má fama que alguns atribuem aos indígenas da região por chamá-los de preguiçosos.
Porém, é importante destacar que temos alunos indígenas estudando em Vila Rica devido à proximidade das nações Tapirapé e Carajá, nos municípios vizinhos de Santa Terezinha e Confresa, o que torna o trabalho de combate ao preconceito e segregação ainda mais necessário.
Na parte final da oficina os professores realizaram a atividade de planejamento de leitura e produção de texto proposta pelo TP, cujo tema A LÍNGUA, rendeu boas discussões no momento da atividade.

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