terça-feira, 17 de novembro de 2009

Alimentação e Saúde – Sistemas de Equações Lineares















































































SESSÃO COLETIVA 12
TP6 -- Unidade 23
Alimentação e Saúde – Sistemas de Equações Lineares
09/10/2009

Esta Sessão Coletiva centrou–se na questão de sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas e inequações do 1º grau, que teve a duração das 14:30 às 18:30 horas, no dia 09 de novembro de 2009 na UNEMAT/VILA RICA – MT.
Partindo já para reta final do curso nesta oficina foi possível exibir o filme “O poder da visão” que mostra o quanto o ser humano é capaz de buscar coisas novas e não parar diante das dificuldades.
Na seqüência, procuramos discutir os encaminhamentos gerais do curso como: organização do portifolio, marcar a data da sessão coletiva para discutir a unidade 24 do TP 6, verificar o andamento do projeto de cada cursista e marcar a avaliação do curso.
Fizemos também uma discussão do texto de referência que traz o tema “explorar a Geometria, da orientação e do deslocamento”, com base nele, assistimos ao filme de desenho animado do Walt Disney, no qual o Pato Donald visita o mundo da Matemática (Pato Donald no País da Matemágica), neste foi possível observar de que maneira a Matemática aparece no nosso mundo, por meio da natureza e nas produções humanas. Com isso, ouve uma discussão em torno das resignificações das concepções acerca do conhecimento geométrico, para que o professor possa procurar novas concepções dos conceitos geométricos, buscando no processo de aprendizagem da geometria a sua importância no mundo em que vivemos. Para isso, temos o programa LOGO que pode muito bem auxiliar no processo de aprendizado da geometria, pois com ele o aluno organiza o pensamento e desenvolve o raciocínio, sendo um programa que pode ser baixado gratuitamente pelo site http://www.mat.ufrgs.br/%5e~edumatec/.
Para melhor auxiliar os cursistas na construção do portifólio, foi exibido um slide sobre a orientação e organização de um portifólio de “Cedna Maria Silva Lellis”, de Minas Gerais/2007, que mostra o que é, e porque usar um portifolio. Após a exibição deste slide, foi proposto a cada cursista para pegar o seu material produzido e deixado com o formador, como: relatórios, experiências e produções dos alunos, para organizar o seu portifólio.
Partimos então para transposição didática, na parte do Socializando o seu conhecimento e experiências em sala de aula, com os devidos registros e sistematizações das produções dos alunos, assim, abriu-se o espaço para que cada cursista pudesse apresentar a situação-problema trabalhada com seus alunos. De acordo com as apresentações e relatos de experiências, os outros cursistas iam participando com perguntas sobre o desenvolvimento das aulas dos mesmos. Pôde-se observar que, mesmos os professores/cursistas que desenvolveram a mesma situação-problema, através da transposição didática feita por eles, suas aulas e produções ficaram diferentes.
Na parte B da sessão coletiva, abre-se discussão da transposição didática em que utilizamos dos seguintes materiais: dois pratos para representar a balança, pincéis, copos vazios de filmes, dados, quadrados em duas cores representando as unidades. Com estes materiais, foi proposto a cada grupo elaborar um sistema de equação com duas variáveis, para que fosse resolvido utilizando os materiais acima citados. Assim cada grupo procurou resolver o sistema elaborado. Nota-se, que ao manusear o material concreto, os cursistas nunca tinham trabalhado sistema de equação utilizando este tipo material concreto para este fim, com isso, tiveram até certo grau de dificuldade, mas foi possível superar, e também viram a importância de se trabalhar nesta modalidade, pois deixa de utilizar inicialmente os métodos criados por alguém e passa desenvolver o raciocínio e a criatividade ao resolver os sistemas de equações, podendo inovar e utilizar de criatividade para resolver os mesmos, e posteriormente, apresentar aos alunos todos os métodos criados para resolução de sistema de equação para que seja resolvido de maneira mais rápida.
Na parte C procuramos dar o chamativo para próxima unidade, mesmo já tendo cumprido as doze sessões coletivas propostas no curso, com os cadernos de Teoria e Prática, vimos à necessidade de encontrar outro momento na próxima sessão coletiva para compartilhar as experiências desenvolvidas com os alunos em sala de aula, proposta na unidade 24 do TP6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário