quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Matemática e impacto social da tecnologia da informação

SESSÃO COLETIVA 9
Unidade 17
Matemática e impacto social da tecnologia da informação
28/09/2009

No TP4 unidade 17, trata da Matemática e impacto social da tecnologia da informação, realizada no dia 28 de setembro de 2009 das 14:30 às 18:30 horas, na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
Nesta sessão coletiva, de início trabalhamos o texto produzido em um jornal no Dia Mundial do Meio Ambiente, baseado nele, fizemos algumas reflexões sobre a consciência ecológica. Considerando a importância de se fazer este tipo de discussão com os alunos na escola, em prol da consciência ou do comportamento ecológico, que isso será de grande proveito para o futuro da humanidade.
Na seqüência foi exibido o slide sobre “Quem Mexeu No Meu Queijo” que faz reflexão da necessidade de encontrar o novo cominho e atingir o sucesso de mudança. Não se confortar na mesmice ou na negação, e sempre procurar o novo, a mudança de hábitos velhos e se livrar do medo de procurar o novo, pois quando vence o medo, você sente-se livre para renovar as atitudes de trabalho.
Foi também exibido o filme sobre potência.pp5, no qual mostra as dimensões da potência de 10, do Micro ao Macrocosmo. No filme faz um passeio viajando em alta velocidade pulando em distâncias múltiplas de 10. Começamos com 100 e equivalência com 1 metro aumentando em proporções múltiplas de 10 seja, 101 ( 10 metros ) e 102 (10 x 10 = 10 metros ) sucessivamente, até o limite da nossa imaginação, na direção do macrocosmo. Depois retorna mais rápido, até o ponto de partida, para iniciar uma viagem inversa, ou seja, diminuindo as distâncias percorridas em proporções múltiplas de 10, para dentro da matéria, o microcosmo. Refletindo sobre as leis no universo é possível observar que o ser humano tem muito que aprender.
De acordo com a parte A da sessão coletiva, abre um espaço para “Socializando o seu Conhecimento e Experiências de Sala de aula” em que cada cursista pôde mostrar a situação-problema desenvolvida em sala de aula e as produções dos alunos, com as respectivas tarefas dos mesmos.
Na parte B, foi realizado uma atividade prática, em que foi possível organizar a turma em grupo e distribuído material, como papel pardo e folha de ofício para elaboração de cartazes e desenvolver os cálculos, podendo verificar de quantos modos diferentes poderiam estar desenvolvendo a atividade 1 e 2, através de diagrama, tabela, ou árvore de possibilidade, procurando observar a maneira mais adequada para a situação. Assim, nos grupos menores foram desenvolvidas as atividades, e posteriormente apresentadas para o grande grupo na turma.
Na parte C da sessão coletiva conversamos sobre os assuntos da próxima unidade, para impulsionarem a leitura e o desenvolvimento da unidade 18, que explorará novamente os métodos, o princípio fundamental de contagem e o raciocínio combinatório, priorizando assim a utilização da tabela, como uma outra forma de representação e de princípio multiplicativo.

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