quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A ÁGUA DOCE COMO UM BEM QUE SE TORNA CADA VEZ MAIS ESCASSO PARA A HUMANIDADE


SESSÃO COLETIVA 8
14/09/2009

Esta oficina do TP4 unidade 15 centrou-se na questão da água doce como um bem que se torna cada vez mais escasso para a humanidade. Realizada no dia 31 de agosto de 2009 das 14 às 18h, na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
Iniciamos trabalhando dois slides “a perspectiva de Almeida Divino” incentivando o professor cursista a olhar para o tamanho do nosso universo, e que precisamos aproveitar o máximo de cada experiência a cada momento vivido e até mesmo a cada segundo, amplie sua visão e abra sua mente. Outro slide “o grande axioma da vida” de motivação, animando para não desanimar no meio do caminho, que o profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência. Assim, após a exibição destes slides houve um momento para reflexão dos mesmos, buscando analisar e comparar com os textos de referência da unidade 14 “qual a diferença entre Multidiciplinaridade, Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade” e também o da unidade 15 “Erros: mentiras que parecem verdades ou verdades que parecem mentiras” onde cada cursista teve a oportunidade de esgotar colocando sua opinião sobre os mesmos.
Na parte A da sessão coletiva, abriu-se espaço para o socializando o conhecimento da unidade 14, nisto foi possível cada cursista relatar suas experiências de sala de aula. O cursista A apresentou sua experiência com a situação problema 1, “Construção do sistema solar” mas que ainda não foi possível concluir o trabalho com os alunos, que apenas discutiu a situação-problema e eles ficaram empolgados com o assunto. O Cursista B, trabalhou situação-problema 5, que fala da nanotecnologia. Alguns computadores usam essas tecnologias, possuindo componentes de dimensões diminutas. Apresentou aos alunos um texto que fala da nanotecnologia, apresentou uma atividade do ENEM que enfoca os aparelhos de nanotecnologia, como os pendraves com possibilidade muito grande de armazenamento, uma bíblia eletrônica que pode colocar na ponta de um dedo. O cursista C introduziu a situação problema 3, um avião voando a uma distância constante do centro da terra igual a 6.390 km, segundo o professor cursista não pode concluir esta atividade devido a uma reunião pedagógica que teve na escola. O cursista C apresentou sua pesquisa através de um questionário, sobre Consciência Ecologia desenvolvida com 15 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Profª Maria Esther Peres.
Partimos para a parte B da sessão coletiva dividimos a turma em três grupos, para realizar a atividade prática de determinação de altura de uma construção. No qual cada grupo buscou uma parte que interessasse na escola para calcular uma altura, como altura de uma árvore no pátio, altura de uma coluna da escola, altura do telhado. Em que foi possível utilizar a semelhança de triangulo e comparar com altura de uma pessoa ou de um bastão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário