quinta-feira, 8 de outubro de 2009

USANDO O CONCEITO DE VARIÁVEIS PARA DISCUTIR ECOLOGIA
SESSÃO COLETIVA 6
17/08/2009

Esta oficina do TP3, unidade 11, trata de uma resolução de situação problema: ferramenta para generalizar padrões, realizada no dia 17 de agosto de 2009 das 14:30 às 18:30h na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
Foi proposto no início da sessão coletiva um slide – Carta escrita no Ano 2070. Texto publicado na revista – Crônicas de los Tiempos de Abril de 2002. Após a apresentação do slide abriu-se para discussão no grupo o tema consciência ecológica e comportamento ecológico nos dias atuais. Também discutimos um questionário sobre ecologia para os cursistas fazerem uma pesquisa em seu ambiente de trabalho procurando adaptar a realidade de seu público. Nesta pesquisa podiam utilizar-se dos seguintes critérios para sua classificação: A (altamente conscientizado), B (bastante conscientizado), R (regular conscientizado), P (pouco conscientizado) ou N (nada conscientizado).
Como o tempo da sessão coletiva não dava para desenvolver a pesquisa, foi proposto aos cursistas se dividirem em duplas, para desenvolver em outro momento e trazerem os resultados na próxima sessão coletiva.
Na seqüência juntamos as duas turmas Matemática/Português para discutirmos junto ao coordenador do curso Gestar II de Vila Rica - MT, o andamento do curso e as dificuldades dos cursistas em estar participando das sessões coletivas, e quanto ao desenvolvimentos das atividades propostas pelo curso. Houve reclamações quase gerais, que o curso está muito corrido e que não dá tempo para desenvolver todas as atividades propostas. Admitindo que a proposta do curso em si, é muito boa, as situações problemas são bem significativas, mas não estão conseguindo desenvolver as atividades propostas pelas unidades dentro do tempo previsto.
No entanto, foi orientado que sua dedicação ao máximo nas leituras dos TPs, no desenvolvimento das atividades e fazerem a transposição didática das situações problemas para os alunos, é de grande proveito para seu aperfeiçoamento individual e profissional, e com certeza o maior beneficiado nesse processo é a aprendizagem do aluno.
Trabalhamos também algumas questões, como Reflexão do programa, as quais foram aplicadas aos cursistas, para serem respondidas, como: 1) Por que os alunos têm dificuldades de aprender Matemática? Quais as hipóteses? 2)Em que aspecto o Gestar II está ajudando a solucionar os problemas levantados na questão anterior? 3) O que mudou em sua sala de aula a partir do Gestar II? Por quê? 4) Qual a participação da Direção, coordenação, funcionários e professores com relação ao programa gestar II?
Veja algumas considerações dos professores/cursistas de acordo com questões acima:
1) “que a metodologia do professor não atingiu o aluno”; “o conteúdo trabalhado de maneira fragmentada sem nenhuma ligação com o contexto do aluno”; “os alunos tem dificuldade de associar uma teoria com a prática, tornando um mundo imaginário desconectado com os seus conhecimentos”; “dificuldade de interpretação”; “o aluno entra na escola sabendo contar, comparar e analisar matematicamente e logo no primeiro ano de escola é freado e começa a regressão em seu aprendizado tornando incapaz de resolver problemas”.
2) “se for trabalhado com seriedade, compromisso pode solucionar ou amenizar as dificuldades do professor em sala de aula”; “o conteúdo está sendo atropelado, a cada 15 dias, não podemos mudar de temática na sala de aula”; “os conteúdos são relacionados a questões do dia-a-dia, através das situações-problemas, porém é preciso mais tempo para trabalhar cada atividade de acordo com o desenvolvimento do conteúdo”; “o gestar trás um apoio de caráter metodológico para nós professores no que se refere a qualificação e a trabalhar conceitos matemáticos vivenciados pelos alunos em sua vida cotidiana”; “o gestar é um programa, que tem seus conteúdos bem organizados e distribuídos em redes, isso contribui muito para o aprendizado”.
3) “o gestar está possibilitando trabalhar de forma interdisciplinar quando há tempo e planejamento para a temática, quando não há, é um desastre”; “nas atividades que desenvolvi, os alunos ficaram motivados, pois atribuíram significados”; mudou em relação a prática de atividade ligada ao cotidiano do aluno”; “muitas das vezes não sabemos o momento oportuno, e como devemos trabalhar os conteúdos relacionados a prática para que este torne motivador e tenha participação de todos”; o gestar está me auxiliando para trabalhar matemática, considerando que não é minha área de formação, o gestar é muito válido”.
4) “ os professores e diretores têm se esforçado para o bom andamento do programa”; “ não temos espaços para estudar as questões do gestar com os colegas, temos que participar do projeto sala de professor com todos os professores e discutir assunto da escola”; “todos são empenhados no desenvolvimento de todos os projetos propostos”.

Percebe-se que em algumas respostas houve algumas contradições, mas no geral os professores estão gostando do programa e o interessante que os alunos estão bem entusiasmados com as atividades propostas pelo curso. Agora, os cursistas mostraram em suas respostas que está muito corrido, não dá tempo de desenvolver as atividades com toda dedicação e tempo, e isso dificulta tanto o seu aprendizado, como dos alunos.




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