quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A FORMAÇÃO DO CIDADÃO/CONSUMIDOR CRÍTICO, PARTICIPATIVO E AUTÔNOMO


QUESTÃO DA FORMAÇÃO DO CIDADÃO/CONSUMIDOR CRÍTICO, PARTICIPATIVO E AUTÔNOMO, A PARTIR DO QUAL PODEMOS EXPLORAR SITUAÇÕES ENVOLVENDO MEDIDAS, O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES, CONCEITOS DE NÚMEROS CORRETO E DUVIDOSOS E NÚMEROS SIGNIFICATIVOS, COM SUAS REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS RACIONAIS, ATRELADOS À NOÇÃO DE MEDIDAS, A IDÉIA DE ERROS E MÉDIAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

SESSÃO COLETIVA 7
31/08/2009

Esta oficina do TP4 unidade 13 propõe de início, a socialização de algumas atividades realizadas em sala de aula como transposição didática, realizada no dia 31 de agosto de 2009 das 14 às 18h, na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
No primeiro momento da sessão coletiva foi apresentado o filme “O NUMERO 1” como motivação e discussão sobre A história da Matemática do texto de referência da unidade 11. Através da história da matemática é possível desenvolver no aluno a noção de conhecimento matemático, e que ela é uma produção humana, mas que pode ser explicada pela história dos homens, e que é possível construir a matemática nos mais diversos contextos socioculturais resolvendo situação-problema. Assim, se bem trabalhada pode servir para alunos, professores, pais e público em geral. Foi também discutida a história da matemática na formação do professor que é de fundamental importância. Procuramos discutir até que ponto o professor tendo uma visão fragmentada de um conteúdo matemático, pode ter reflexo no aprendizado do aluno, sobre a maneira de como foi trabalhado esse conhecimento.
Na parte A da sessão coletiva, alguns cursistas apresentaram o socializando conhecimento, atividades propostas para Sala de Aula, no qual o professor A apresentou a atividade 13 do TP 3 unidade 12 seção 3, que examina a interdependência entre a distância percorrida por um aluno e o tempo. Este professor apresentou todo o desenvolvimento da atividade, desde o momento do deslocamento da sala de aula, até o pátio da escola, as medidas encontradas com trena e com o cronômetro do celular, e o registro das medidas alcançadas. Depois retornou para sala de aula, fez os registros em tabela e a construção dos gráficos junto com os alunos. O professor B, também socializou o desenvolvimento da mesma atividade com sua turma, enfatizando que não foi possível desenvolver toda atividade, devido a turma ser mais de 30 alunos, e isso dificultou o processo da atividade, mesmo assim, levou a turma para o pátio da escola, separando em dois grupos: masculino e feminino para facilitar o trabalho. Nestes grupos foi possível desenvolver todas as medidas, a construção das tabelas e dos gráficos na lousa, pelos próprios alunos. Houve também a socialização do professor C, da pesquisa que seu grupo desenvolveu sobre a consciência ecológica, com um grupo de acadêmicos do município, em que foi possível constatar nesta pesquisa, que ouve um índice bom de altamente conscientizados. Nesta pesquisa, o grupo percebeu que não daria para analisar o comportamento ecológico somente com este questionário, e que precisaria de uma pesquisa mais detalhada e até mesmo de uma observação diária no grupo pesquisado, para conseguir bons resultados.
Na seqüência, trabalhamos a atividade 14 da Seção 3, na qual os cursistas puderam desenvolver os cálculos para verificar qual das duas formas de pagamento escolheriam? Os cursistas desenvolveram a atividade passo a passo, a cada dia dobrando o seu pagamento até poder constatar, a partir de qual momento é mais vantajosa uma proposta em relação a outra. Ao final perguntei a eles se teria outra possibilidade de cálculo para a mesma situação-problema que poderia alcançar o resultado de maneira mais rápida. Assim, eles começaram falando de seqüência numérica, e que existia a razão porque estava dobrando o valor a cada dia e também chegaram a conclusão que seria possível trabalhar pela soma da PG Sn= a1. (q1 – 1) / q – 1, e que utilizando esse processo seria possível chegar ao resultado mais rápido.
Na parte B, sobre discussão da transposição didática, foi possível realizar atividade voltada à tomada de decisão de uma compra a prazo, cada grupo desenvolveu a situação-problema apresentada, mostrando os resultados e suas opiniões sobre a aquisição do produto. Houve um consenso no grupo que pelo valor do juro, vai depender do objeto que irá adquirir, caso esse objeto for de utilidade diária e que não seja supérfluo é vantajosa a sua compra, mas se for um objeto ao contrário do que se diz é melhor esperar o tempo para realizar a compra.
Houve um grupo que elaborou uma seqüência didática desta situação-problema anterior, procurando adequar a uma situação que possa ser aplicado aos alunos de 6ª série. Primeiro faria uma pesquisa junto aos alunos, quais objetos que eles gostariam de para seu uso pessoal, e diante das respostas listadas, pediriam para eles sair a campo e fazer a pesquisa do valor de cada objeto individual e discriminado a maneira de pagamento se a vista, se tem desconto, ao preço normal ou se a prazo, se tem juros, qual a taxa de juros, se passa do dia de pagamento se tem multa além do juro. Com posse destes dados partiria para calcular e analisar juntos verificando a melhor forma de aquisição do objeto proposto.

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