quarta-feira, 7 de outubro de 2009

COESÃO TEXTUAL e RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO

OFICINA GESTAR II
UNIDADES 19 E 20 TP5
COESÃO TEXTUAL
RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO
VILA RICA, 17 DE AGOSTO DE 2009
FORMADOR: VALCIR TREVISAN

Iniciamos a oficina com o relato de experiências, no qual a maioria trabalhou o Avançando na Prática pg. 162, TP5, cuja atividade consiste em criar uma história a partir de um tema ou de um título dado. E Avançando na Prática pg. 196, trabalhar a organização do texto.
Como os professores/cursistas trabalham em escolas diferentes, as experiências com a produção e a metodologia utilizada também foi diferenciada o que proporcionou uma produtiva troca de experiências.
A segunda parte da oficina foi a apresentação de um questionário elaborado pelos formadores (Língua Portuguesa e Matemática), visando uma reflexão acerca do Programa e do trabalho desenvolvido nas escolas.
As questões foram:
- Por que os alunos tem dificuldades de aprender Língua Portuguesa e Matemática? Quais suas hipóteses?
- Em que aspectos o GESTAR II está ajudando a solucionar os problemas levantados na questão anterior.
- O que mudou na sua sala de aula a partir do GESTAR II.
- Qual a participação da Direção, Coordenação, Funcionários e Professores com relação ao GESTAR II.
A seguir transcreveremos algumas considerações dos professores/cursistas sobre as questões propostas.
“Acredito que seja porque os alunos não sabem realmente qual é a função da língua na vida de um ser quanto a sua relação social. A escola com seus funcionários não adotam métodos de ensino que contemplem esse aspecto, para trabalhar a linguagem de forma que o sujeito falante apenas aprimore na escola o seu conhecimento de fala e a passe para a escrita, e que, também, o ensino de linguagem produza sentido para os alunos.
O Gestar vem com um programa no qual o sujeito possa compreender a linguagem como função social, abrangendo todos os aspectos no sentido de fazer o aluno compreender como tudo na linguagem produz sentido.
A minha participação no Gestar fez com que eu me auto afirmasse nos métodos que utilizo no ensino da linguagem, pois traz a linguagem de forma bem simplificada e compreensível.
Não temos direção, e a coordenação acho que nunca leu um TP, e todas as vezes que fala sobre o Gestar é para passar recados. Em relação aos colegas e outros funcionários está tão difícil, pois só temos as quintas-feiras na hora atividade para falar e socializar, mas esse tempo é pouco, às vezes para os informes e problemas da escola.”
“A maior dificuldade que percebo entre os alunos, em relação ao português, se dá desde as séries iniciais. Onde o professor-mediador deveria despertar o interesse dos alunos, o que muitas vezes não acontece, e isso causa danos muitas vezes irreversíveis.
Minhas hipóteses são:
- quando o aluno entra na escola há o contraste de sua história de vida e a escola;
-as dificuldades que alguns professores têm em repassar os conteúdos;
- a discriminação do saber do aluno;
- a não leitura dentro e fora da escola;
- o não aproveitamento dos materiais elaborados pelos alunos.
Hoje consigo perceber essas dificuldades, que eu também contribui para que acontecessem com alguns alunos. Com o Gestar aprendi a ouvir mais o que meus alunos têm a dizer e o que estou fazendo que posso melhorar.
Porque a partir de um planejamento mais estratégico e fundamentado auxilia no ensino e na aprendizagem.
A dificuldade em relação ao envolvimento da escola é falho, porém por minha parte também, por não sentar e organizar com a coordenação e direção da escola. Quanto aos professores, a discussão sobre o curso é mais frequente devido às horas atividades.
No mais o Gestar só tem contribuído com minhas práticas pedagógicas.”
“Os alunos têm essa dificuldade de aprender português desde o começo na sua alfabetização onde os professores usam métodos ultrapassados e quando esses alunos chegam ao ensino fundamental já vêm com um certo trauma da leitura e escrita e até mesmo do professor dessas disciplinas. Se esses alunos viessem desde o começo com hábito de ler, o ensino seria bem melhor, pois a principal dificuldade é fazer com que os alunos leiam, seja texto, questões, livros, qualquer coisa.
Para melhorar deve haver mais incentivos de todos os professores e da escola para a leitura, projetos de leitura e atividades dinâmicas nas duas disciplinas.
Com o projeto Gestar II, nós professores, através da dinamicidade das atividades aos poucos estamos conseguindo reconquistar nossos alunos, tanto na leitura quanto na escrita, pois os Avançando na Prática são dinâmicos e nos dão novas ideias para trabalhar em sala de aula.
Com o Programa Gestar II também estamos conseguindo conciliar a produção de texto e a gramática que é um dos principais problemas do aluno na disciplina de português.
Já na parte de participação de direção, coordenação e funcionários há um certo desinteresse, pois tentamos nos comunicar sobre e não conseguimos no grupo, já os professores buscam material e conversar com a gente cursistas do gestar II, para melhorar também sua comunicação com seus alunos e ideias de atividades.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário