quarta-feira, 8 de julho de 2009

CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ESPORTES

Trabalho em Grupo

Trabalho em Grupo

Confecção de Mapa Conceitual


Calculando a superfície do corpo humano



Calculando a superfície corporal




Medindo partes do corpo humano



Medindo partes da superfície corporal








RELATÓRIO DA SESSÃO COLETIVA 3
TP2 – Unidade 5 MATEMÁTICA
FORMADOR: CÉLIO PEREIRA CIRINO

Oficina do TP2 unidade 5, Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre esportes – proporcionalidade e medidas, realizada no dia 15 de junho de 2009 das14:30 às 18:30 na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
Foi trabalhado inicialmente com slaid de Rubens Alves sobre “O ato de Educar”, o qual mostra um novo olhar para educação, em que a criança precisa de atenção, carinho e simpatia por parte do educador para haver aprendizado.
Na seqüência foi discutido a atividade 1 da sessão Coletiva 3, como você pode medir aproximadamente a sua superfície corporal? Assim, foi entregue nos grupos fita métrica para eles criarem estratégias para resolução do problema citado. No entanto, foi orientado para cada grupo buscar sua estratégia para resolução desta atividade.
Depois de ter dado um tempo para discussão no grupo, houve um espaço para que cada grupo apresentasse uma maneira que julgasse prática, para desenvolver a medida da superfície do corpo humano. Nesta apresentação, foi possível uma boa discussão das estratégias proposta por cada grupo, em que foi possível à participação de todos membros do grupo. Alguns buscaram a divisão do corpo em cilindros, outros dividiram o corpo em retângulos, fazendo os cálculos de todas as partes do corpo, chegando a uma medida aproximada da superfície do corpo.
Em seguida abre-se o espaço para discutir e comparar a solução 3 apresentada pela sessão coletiva, Em que observando as respostas de cada grupo e comparando com a tabela de cálculo da superfície corporal utilizada por médicos nefrologistas e cirurgiões plásticos no seu trabalho, os grupos chegaram a uma medida de superfície bem próximo da tabela.
Passando para a atividade 3 da sessão coletiva, foi possível abrir um espaço para discutir à proporcionalidade e outras questões desta sessão, com oportunidade para os grupos relatarem as dúvidas e encaminharem as soluções pelos integrantes do mesmo. Nesse momento os cursistas notaram a importância dos estudos, e que precisam dedicar um maior tempo para o estudo das unidades dos TPs em casa, para poder participar melhor das discussões nas oficinas. Então foi aberto um espaço para mostrar a necessidade de estarem lendo e desenvolvendo as atividades dos tps que antecede as oficinas, sendo consenso de todos, que para haver uma boa participação nas discussões das atividades das oficinas será necessário maior dedicação aos estudos.
Passando para parte B, Discussão da transposição didática, foi apresentado inicialmente um slaide de mapa conceitual, que mostra como desenvolver um mapa conceitual a partir de um tema e de uma situação-problema ou pela elaboração de um projeto. A partir daí, foi disponibilizado jornais e revistas para os grupos pegarem uma matéria que achasse interessante e fazer o levantamento de algumas perguntas com o tema escolhido, para após, montar o seu mapa conceitual da situação-problema. Todos os grupos utilizaram deste mapa conceitual para apresentar a sua matéria escolhida nos jornais e revistas.
Com o mapa já previamente construído buscaram verificar quais conceitos matemáticos poderiam trabalhar interligados em rede dentro desta situação-problema. Assim, os grupos perceberam quantos conteúdos matemáticos podem ser trabalhados dentro de uma matéria de jornal ou revista que seja significativa, e que o interessante é partir de um assunto que seja do interesse do grupo para que dê significado para os mesmos. Nesse trabalho também foi proposta uma construção de um novo mapa conceitual a partir do construído no grupo, nisto foi possível retomar a ideia de não trabalhar conteúdo linear e sim em rede, e assim passa exigir do professor pensar nos tema matemáticos sem rigidez e adequando-os a complexidade de cada faixa etária e série.
Dentro da parte C da sessão coletiva, abriu-se o espaço para discutir sobre qual é o melhor esporte para cada um? Qual a importância da comunicação e dos trabalhos coletivos? Foi feito o levantamento do esporte que está em maior sintonia com o seu temperamento. Cada cursista respondeu os questionamentos. Após foi observado a predominância maior nas respostas de cada cursista, buscando motivação para o estudo da próxima unidade.

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