quarta-feira, 1 de julho de 2009

OFICINA COM OS TPs MATEMÁTICA












RELATÓRIO DA SESSÃO COLETIVA I MATEMÁTICA FORMADOR: CÉLIO PEREIRA CIRINO



Oficina do TP1 unidade 1, Explorando conceitos Matemáticos numa discussão sobre alimentação, realizada no dia dezoito de maio de 2009 das 14:30 às 18:30 na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
Nesta sessão coletiva 1, no primeiro momento foi apresentada a projeção de um filme sobre Estrutura dos problemas de matemática e sua modificação de acordo com o tempo. Após esta apresentação abriu-se um espaço para os professores fazerem comentário que julgassem necessários sobre o mesmo. Assim houve vários relatos que há necessidade de mudança na maneira de ensinar, pois os alunos não gostam de pensar nos problemas propostos a eles. Nisto viu-se a necessidade de buscar atividades significativas e contextualizadas para ver se muda esta visão do aluno.
Na seqüência foi apresentada a estrutura, mostrando a duração, a organização e os objetivos das oficinas. Deixando claro que nesta Sessão Coletiva há três momentos: Parte A, Discussão das experiências matemáticas realizadas na seção 1 e 2; Parte B, Discussão das experiências realizadas a partir das propostas da seção 3; Parte C, Motivação para a introdução à próxima unidade.
Assim, partimos para o trabalho da atividade 1 da Sessão Coletiva, os cursistas se dividiram em grupos de três, foi disponibilizada uma balança e uma fita métrica para eles desenvolverem essa atividade calculando o seu IMC(Índice de massa corporal) individual, do grupo e o quanto deve perder/ganhar para chegar ao IMC do grupo. Nisto via-se a euforia do professores cursistas em estar desenvolvendo esta atividade, mas observei também que um dos cursistas não quis subir na balança, preferiu pegar um peso aleatório a ver o seu peso original. Foi orientado aos alunos que estas atividades tinham o objetivo de verificar os vários cálculos de algoritmos utilizados, para tanto, não deveriam utilizar-se da calculadora.
Passando para a atividade 2 e 3, foi proposto a eles, em cada grupo registrarem as estratégias consideradas interessantes e criativas em uma folha disponibilizada. Após foi dado espaço para os grupos apresentarem suas produções. Neste momento houve trocas de idéias sobre as experiências de cada grupo. Pude notar nesta atividade que houve várias formas e estratégias de resolução nos cálculos.
Como foi a primeira oficina com o TP, não foi possível cumprir com o tempo proposto na Sessão Coletiva em cada atividade. No entanto ficou a atividade 3 e 4 da parte A e a parte B e C para uma oficina extra proposta pelos próprios cursistas, por não ter concluído nesta oficina.
Assim no dia 26/05/2009 retomamos uma oficina extra complementando e concluindo os trabalhos da seção coletiva 1. Iniciamos com a leitura e discussão do texto: “Aprender a aprender com a pedagogia de projetos”Ebenezer de Menezes, da Agência EducaBrasil.
Após esta discussão com toda animação dos cursistas buscamos concluir os trabalhos da sessão coletiva. Sobre as dificuldades apresentadas pelos cursistas, foi colocado mais na questão tempo para estudo, devido o trabalho de sala de aula. Mas disseram estar gostando e tendo facilidade no aprendizado devido ser conteúdos significativos para eles.
Na parte da transposição didática a maioria não conseguiu desenvolver as atividades com os alunos, devido nesta semana o município estar em festividade e as escolas estarem envolvidas com apresentações para o desfile, assim dificultou a aplicação das atividades devido os alunos estarem sem aula.





Nenhum comentário:

Postar um comentário