quarta-feira, 8 de julho de 2009

Exploração dos conceitos desenvolvidos pela situação-problema

Probabilidads

Probabilidades

Probabilidades

Orientação à cursistas





RELATÓRIO DA SESSÃO COLETIVA 4
TP2 – Unidade 7 MATEMÁTICA
FORMADOR: CÉLIO PEREIRA CIRINO

Oficina do TP2 unidade 7, Exploração dos conceitos desenvolvidos pela situação-problema da unidade, realizada no dia 29 de junho de 2009 das 14:30 às 18:30h na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
Iniciamos a oficina apresentando um slide EDUCAR de Rubens Alves, sobre estarmos atentos para o olhar das crianças na perspectiva de ser um educador que tem atenção voltada para os dizeres dos educandos como ponto de partida para o aprendizado.
Passando para a parte A da Sessão coletiva, atividade 1, no primeiro momento, quando os cursistas observaram o gráfico para analisar a questão da letra A, vários cursistas disseram que, pelos dados do gráficos, era possível observar qual a faixa etária da população brasileira corre mais risco de ser vitimada por acidentes de trânsito. No entanto, apenas um grupo disse o contrário. Com isso, houve uma discussão sobre a questão, e passamos para análise e construção de outra coluna referente ao percentual de brasileiros em cada faixa etária. Após, cada grupo construiu o seu gráfico, permitindo visualizar lado a lado o percentual dos brasileiros e o percentual da população brasileira que corre mais risco de ser vitimada de acidentes de trânsito.
Na parte B que se tratava da Discussão da transposição didática, foi desenvolvido, na prática os três procedimentos, para analisar: se lançar uma moeda 3 vezes equivale a lançar 3 moedas? De acordo com o procedimento um grupo ficou encarregado de lançar três moedas iguais simultaneamente, outro lançar três moedas distintas simultaneamente e o outro ficou encarregado de fazer o experimento de lançar uma moeda três vezes. Todos grupos utilizaram os experimentos colocando na tabela a freqüência absoluta e calculando a freqüência relativa. Com isso, nestes experimentos, os grupos, através das atividades e discussões, adquiriram conceitos de freqüência absoluta e relativa, probabilidade, comparação, análise de gráficos e tabelas. Nesta atividade ficou evidente o entusiasmo dos cursistas em participar da elaboração da experiência buscando o resultado. Ainda dentro da parte B, realizamos outra experiência: distribuí feijões e saquinhos, nos grupos, para fazer os experimentos, quando surgiu dúvida pedi para eles fazer a leitura da pagina 144 do TP 2, para auxiliar na ideia desta atividade. E, para isso depois de feita a leitura, retomamos a atividade para discutir o desenvolvimento de ambas, na qual foi possível entender a probabilidade de 5/12, seria colocar os feijões dentro de um saquinho e tirar 5 em 12 feijões ou 11/20 seria ter 11 chances de tirar 11 em 20 feijões.
Na atividade 4, a parte prática foi mais simples, mas quando tiveram que sintetizar os resultados em uma tabela, tiveram que ter mais cautela com as dificuldades que iam aparecendo, devido a freqüência acumulada da tabela. Por isso, retomamos a discussão para ver como poderiam solucionar este problema. Então chegaram à conclusão que para a faixa do grupo A, a freqüência acumulada não mudava, mas a partir do grupo B distribuído na faixa, já precisaria somar A + B ou A + B + C, e assim sucessivamente de acordo com a quantidade de faixa ou duplas, tanto nas freqüências absolutas quanto nas freqüências relativas. De acordo com resultado da tabela, os grupos construíram no plano cartesiano o gráfico de linha, colocando esta variação da freqüência relativa de cara, a cada acúmulo, em que foi possível observar essa tendência pelo mesmo.
Discutimos também que as incertezas muitas vezes vêm relacionadas a ganhos e perdas. Para isso foi possível observar no dia-a-dia quantas ideias temos como: seguradoras, bancos, investidores, organizadores de bingos e vendedores de rifas que precisam utilizar os cálculos de probabilidade para poder correr o risco de pequenas perdas e ter grandes ganhos. Fizemos uma discussão inicial e partimos para as atividades 5. Só não foi possível conseguir a roleta, assim esta atividade ficou um pouco a desejar, mas dentro dos limites criamos estratégias para desenvolver as atividades em que fosse possível fazer uma discussão nos grupos de maneira que todos entendessem a ideia de seguros de vida dentro de uma visão probabilística.

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