quarta-feira, 15 de julho de 2009

ESTILÍSTICA
































ESTILÍSTICA
COERÊNCIA TEXTUAL
OFICINA 13/07/2009 VILA RICA MT
FORMADOR: VALCIR TREVISAN

Iniciamos a oficina com um slide chamado FELIZ METADE DE ANO, cujo tema serve de motivação aos cursistas pelo semestre concluído e pelo novo semestre que virá.
As discussões levantadas foram relacionadas à estilística, sobre as peculiaridades de cada escritor e sobre o estilo próprio que cada um, seja no modo de falar, vestir, escrever e comportar-se, e que o professor precisa mostrar as particularidades de cada texto estudado e procurar não impor aos alunos o seu próprio estilo, às vezes, considerando erro tudo o que os alunos produzem e que não o “agrada”.
Sobre coerência textual ficou evidenciada, nos depoimentos de vários cursistas, a grande dificuldade de alunos e, até de professores, com a coerência textual, com a utilização adequada dos elementos coesivos e com a estrutura do texto para que seja um todo com significação. Outro fator destacado é a importância do conhecimento prévio (conhecimento de mundo) do leitor para uma maior interação com o texto.
No avançando na prática, os temas relacionados ao ambiente foram bastante explorados pelos professores, pois vivemos numa região em que os desmatamentos e queimadas indiscriminadas alteram ano após ano a paisagem e o clima local, foram explorados também temas relacionados às palavras e jogos de quebra-cabeça.
A proposta de atividade foi realizada em grupos pelos professores que analisaram o texto publicitário e registraram nos cartazes suas observações e análises, posteriormente foram realizadas as apresentações para o grande grupo.
Durante a oficina tivemos um momento de discussão com o coordenador do Programa no Município que destacou a importância da participação efetiva de todos nas leituras, atividades e nos trabalhos em sala de aula com as atividades do Gestar II, porém alguns professores, principalmente pertencentes à rede Municipal de ensino estão faltando sistematicamente às oficinas. Uma das principais causas levantadas foi de que o certificado não contribui para melhoria salarial nem da carreira dos educadores e, portanto, alguns não estão preocupados com as faltas, estão preocupados apenas em desfrutarem do material oferecido pelo Programa (TPs e AAAs).
Foi discutido que o Programa é de formação continuada e portanto, não deve ser visto apenas como um meio de alcançar melhoria financeira ou da carreira, mas constituir uma mudança de postura no trabalho docente, para que os alunos sejam beneficiados com uma melhor formação dos professores.
A parte final da oficina foi de preparação do próximo encontro que será realizado no dia 10/08/2009.

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