quarta-feira, 8 de julho de 2009

MERGULHO NO TEXTO

MERGULHO NO TEXTO
A PRODUÇÃO TEXTUAL – CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES.
OFICINA 29/06/2009. LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADOR: VALCIR TREVISAN



Mesmo feriado, reunimos os professores cursistas do Gestar II, Vila Rica, para mais uma oficina.
Os comentários iniciais giraram em torno, principalmente do texto POR QUE MEU ALUNO NÃO LÊ? De Lionel Bellenger.
Foram destacados pontos como o desinteresse de alguns professores pela leitura e que acabam fazendo comentários como “pra que trabalhar leitura? É só perda de tempo, eu prefiro trabalhar gramática”.
Outros fatores levantados também foram sobre a estrutura das bibliotecas das escolas que dificultam o acesso dos alunos ao acervo. Uma escola de Vila Rica esconde os livros de literatura num armário na sala da coordenação para dificultar a entrada de alunos e professores.
Não há renovação do acervo, as coordenadoras dificultam aos alunos a possibilidade de pesquisa e leituras espontâneas, a impressão é de que a biblioteca é um lugar “sagrado”, inacessível outro fator levantado foi de que as punições dadas aos alunos indisciplinados são leituras, o que gera uma imagem negativa do ato de ler.
Foi discutida também a necessidade de possibilitar aos alunos, a leitura dos mais variados gêneros e de uma variação de literaturas e estilos para que cada um possa se identificar e despertar o prazer no ato de ler.
Na troca de experiências, a atividade que foi desenvolvida pela maioria dos cursistas foi o diário, porém com abordagens diversificadas, alguns deram continuidade no diário do TP, e tiveram finais surpreendentes, outros criaram diários pessoais, íntimos, enfim, houve uma variedade de diários produzidos.
As atividades apresentadas pelo TP, na oficina tiveram a participação efetiva de todos os cursistas que levaram sugestões para trabalharem com seus alunos, como a exploração das profissões, e produção de documentos a autoridades com o objetivo de marcar encontros entre profissionais formados e alunos para troca de informações.
As avaliações foram ricas e retratam a satisfação dos professores com o programa e com a possibilidade de melhorarem seu trabalho docente.
Encerramos a oficina com a apresentação dos temas da próxima oficina e da proposta de realização de uma oficina para estudos no próximo dia 06/07/2009, já que estamos no final do semestre e precisamos avançar nos estudos e trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário