




Discussão sobre Avaliação Escolar

Discussão sobre Ciclos de Formação Humana e Avaliação Escolar

OFICINA DE ESTUDOS
06/07/2009
Matemática / Língua Portuguesa
FORMADORES: CÉLIO PEREIRA CIRINO
06/07/2009
Matemática / Língua Portuguesa
FORMADORES: CÉLIO PEREIRA CIRINO
VALCIR TREVISAN
Oficina de estudos do programa gestar II, realizada no dia 06 de julho de 2009, com início às 14:30 horas, nas dependências da UNEMAT/VILA RICA-MT.
Devido ao fato de as escolas estaduais terem aderido ao sistema de Ciclo de Formação Humana e as Escolas Municipais ainda não terem aderido ao mesmo, vimos a necessidade de promover um momento de estudo, reflexão e interação entre os cursistas das duas redes. Por isso sugerimos os estudos dos seguintes temas: Ciclos de Formação e Avaliação na Escola da autora Elvira Souza Lima.
Iniciamos o trabalho apresentando o slide “Vaga-lume” que mostra uma serpente perseguindo o vaga-lume tentando devorá-lo, simplesmente porque ele brilhava. Com isso, revela a luta entre os tentam brilhar em sua profissão e aqueles que, através de sua postura negativa, procuram ofuscar o brilho do colega.
Dividimos o material em quatro partes, sendo que cada dois grupos trabalhariam um tema acima citado, totalizando quatro grupos de cursistas. Como trabalhamos de forma interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Linguagem, dividimos os grupos de tal maneira que teria cursistas de ambas áreas e ambas redes em cada grupo.
Os grupos leram e promoveram uma discussão acerca dos temas tratados, procurando estabelecer uma comparação entre o sistema seriado e o sistema de ciclo. Cada grupo produziu uma resenha para ser entregue aos Formadores e preparou uma apresentação para o grande grupo. Houve uma participação intensa nas discussões, demonstrando uma preocupação com o funcionamento do ciclo de formação humana, mostrando que os tempos de aprendizagem na escola devem ser flexíveis, como diz Elvira: “Não significa, portanto, dar mais tempo para os mais fracos, mas, antes disso, é dar o tempo adequado a todos”. Lembrando que a equipe gestora da escola precisa estar bem sintonizada com todo corpo da escola e que seu papel não é somente administrativo, mas principalmente, pedagógico. Sobre a avaliação na escola, discutiu-se que não deve ser vista como meio de reprovação e classificação social entre os tem capacidade e os que ficam a margem do processo, e sim, deve ser vista como um ponto de partida para reflexão e tomada de novas decisões.
Como o tempo da oficina não foi suficiente para uma leitura mais aprofundada, sugerimos que os cursistas levassem o material para suas escolas, e retomassem as leituras e discussões com os colegas educadores de outras áreas do conhecimento.
Houve um momento para relembrar os professores cursistas sobre os projetos a serem desenvolvidos no programa, e percebemos que alguns estão em pleno andamento e outros estão na fase inicial. Propusemos que cada cursista trouxesse o seu projeto de acordo com o estágio de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário