quarta-feira, 8 de julho de 2009

OFICINA DE ESTUDOS

Apresentação de trabalhos em grupos

Cursistas discutindo sobre ciclos de formação humana

Grupo realizando leitura sobre ciclos


Leitura sobre Avaliação Escolar


Discussão sobre Avaliação Escolar


Produção de material para apresentação


Discussão sobre Ciclos de Formação Humana e Avaliação Escolar







OFICINA DE ESTUDOS
06/07/2009
Matemática / Língua Portuguesa
FORMADORES: CÉLIO PEREIRA CIRINO
VALCIR TREVISAN

Oficina de estudos do programa gestar II, realizada no dia 06 de julho de 2009, com início às 14:30 horas, nas dependências da UNEMAT/VILA RICA-MT.
Devido ao fato de as escolas estaduais terem aderido ao sistema de Ciclo de Formação Humana e as Escolas Municipais ainda não terem aderido ao mesmo, vimos a necessidade de promover um momento de estudo, reflexão e interação entre os cursistas das duas redes. Por isso sugerimos os estudos dos seguintes temas: Ciclos de Formação e Avaliação na Escola da autora Elvira Souza Lima.
Iniciamos o trabalho apresentando o slide “Vaga-lume” que mostra uma serpente perseguindo o vaga-lume tentando devorá-lo, simplesmente porque ele brilhava. Com isso, revela a luta entre os tentam brilhar em sua profissão e aqueles que, através de sua postura negativa, procuram ofuscar o brilho do colega.
Dividimos o material em quatro partes, sendo que cada dois grupos trabalhariam um tema acima citado, totalizando quatro grupos de cursistas. Como trabalhamos de forma interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Linguagem, dividimos os grupos de tal maneira que teria cursistas de ambas áreas e ambas redes em cada grupo.
Os grupos leram e promoveram uma discussão acerca dos temas tratados, procurando estabelecer uma comparação entre o sistema seriado e o sistema de ciclo. Cada grupo produziu uma resenha para ser entregue aos Formadores e preparou uma apresentação para o grande grupo. Houve uma participação intensa nas discussões, demonstrando uma preocupação com o funcionamento do ciclo de formação humana, mostrando que os tempos de aprendizagem na escola devem ser flexíveis, como diz Elvira: “Não significa, portanto, dar mais tempo para os mais fracos, mas, antes disso, é dar o tempo adequado a todos”. Lembrando que a equipe gestora da escola precisa estar bem sintonizada com todo corpo da escola e que seu papel não é somente administrativo, mas principalmente, pedagógico. Sobre a avaliação na escola, discutiu-se que não deve ser vista como meio de reprovação e classificação social entre os tem capacidade e os que ficam a margem do processo, e sim, deve ser vista como um ponto de partida para reflexão e tomada de novas decisões.
Como o tempo da oficina não foi suficiente para uma leitura mais aprofundada, sugerimos que os cursistas levassem o material para suas escolas, e retomassem as leituras e discussões com os colegas educadores de outras áreas do conhecimento.
Houve um momento para relembrar os professores cursistas sobre os projetos a serem desenvolvidos no programa, e percebemos que alguns estão em pleno andamento e outros estão na fase inicial. Propusemos que cada cursista trouxesse o seu projeto de acordo com o estágio de cada um.

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