quarta-feira, 15 de julho de 2009

UNIVERSO DAS FORMAS












UNIVERSO DAS FORMAS
SESSÃO COLETIVA 5 VILA RICA MT
13/07/2009
FORMADOR: CÉLIO PEREIRA CIRINO

Esta oficina do TP3 unidade 9 propõe um trabalho com o conceito de poliedros no universo dos sólidos que realizou no dia 13 de julho de 2009 das 14:30 às 18:30h na UNEMAT/ VILA RICA – MT.
Iniciamos a oficina com a apresentação de um slide de motivação FELIZ METADE DO ANO, com o intuito que os cursistas tivessem o motivo para superarem as dificuldades apresentadas no decorrer do curso e buscarem novos caminhos nos estudos dos TPs.
Após a discussão deste slide partimos para os trabalhos da oficina. Na parte A, foi dividida a turma em duplas para discutir a atividade 1 letra a. Com isso, foi proposto para buscar no TP a caracterização de um poliedro para que fosse possível desenvolver a mesma. Posteriormente foi entregue o material para os professores cursistas como: cartolina, tesoura e fita durex, para que pudessem criar alguns polígonos distintos entre si com a cartolina, e ir juntando com durex até formar um suposto poliedro. Depois de pronto, verificaram se o mesmo satisfez todas as condições para ser um poliedro. Nesta primeira atividade pude perceber que aqueles alunos que tinham dedicado na leitura do TP (Caderno de Teoria e Prática) conseguiram fazer uma melhor análise do poliedro construído. Assim, fui passando nas duplas auxiliando nas discussões para formação e construção do conceito do poliedro através do seu material construído.
Em seguida foi entregue outros materiais, como: papelão, canudinhos e linhas para que eles pudessem criar um prisma, e nessa construção os cursistas verificavam os vários conceitos utilizados nos prismas como: arestas, faces, vértices, prismas retos, prismas oblíquos, faces laterais, bases, além de verificar se o que construíram, podia ou não satisfazer as condições de prisma.
Na discussão coletiva sobre as dificuldades apresentadas no estudo da unidade 9 do TP 3, ficou um pouco a desejar devido alguns cursistas não terem feito um estudo de toda unidade, por isso procurei levantar questões sobre alguns pontos da unidade referida, mostrando a relevância dos estudos para entender bem conceitos.
Passamos então para a parte B, quanto à discussão da transposição didática foi apresentado um slide com várias figuras planificadas de caleidociclo. Em seguida desenvolveram a atividade 3 da parte B, na qual cada um construiu o seu caleidociclo, com uma malha triangular. Na construção, pude notar o grau de paciência que os professores/cursistas precisam ter, pois precisaram de muita delicadeza tanto para fazer as dobraduras como para sua montagem. Assim, os professores/cursistas mostraram-se imbuídos neste processo para a construção do caleidociclo, como também, no momento de trabalhar a matemática a ele envolvida como: área total da superfície, comprimento da circunferência, raio do círculo, volume e sua dimensão. Isso mostra que a atividade mexeu com a turma para construção de conceito de maneira prazerosa.
Na parte C, foi possível chamar a atenção dos presentes, para a próxima unidade fazendo alguns questionamentos quanto ao observar quais das figuras poligonais seriam possíveis recobrir um plano sem deixar espaço entre eles. Nesta discussão, as figuras que não geraram consenso quanto ao recobrimento da área sem fazer superposições, foi proposto que fizessem o desenho em casa, e verificassem esta possibilidade.

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